terça-feira, 3 de julho de 2012

Duvidas sobre tartarugas tigre d'agua


        Algumas perguntas mais frequentes em relação á domesticação de tartarugas tigre d'água: 


índice

A tartaruga tigre d’água brasileira (Trachemys dorbignyi) é uma tartaruga aquática, onívora. Tem este nome devido às suas listras amareladas e alaranjadas. Seu habitat estende-se pelos pântanos, banhados, lagos, riachos e rios do estado do brasileiro do Rio Grande do Sul, onde habita principalmente a região da Lagoa dos Patos e o Banhado do Taim. O habitat abrange também parte do Uruguai indo até o nordeste da Argentina.

Qual é o seu tamanho adulta e filhote?


Nascem com mais ou menos 4 cm e crescem certa de 3 cm por ano, quando adultas variam dependendo do seu sexo. O macho atinge 25 cm e a fêmea fica maior, com 30 cm. 

Qual é o período de vida delas ?

As tartarugas vivem por muito tempo, variando de 30 a 100 anos, em cativeiro ela tende a durar em média 30 a 60 anos de idade. 

Como podemos identificar seu sexo?

Só é possível identificar o sexo de uma tartaruga tigre d'agua após ela ter no minino 4 a 7 ano de idade, fase em que elas atingem sua maturidade sexual. A fêmea é maior e tem a parte inferior da carapaça (plastrão) ligeiramente convexa de modo a fornecer mais espaço aos ovos. O macho alcança 20 a 25 cm e tem a cauda mais comprida e volumosa, além disso, possui as garras das patas dianteiras maiores que a da fêmea e a parte inferior da carapaça é reta ou ligeiramente côncava para ajustar melhor em cima da fêmea.


Como deve ser a dieta da minha tartaruga? 

Para que a saúde da sua tartaruguinha esteja sempre bem forneça a ela uma dieta balanceada, com todas as proteínas e vitaminas que ela precisa. Para isso estabeleça uma rotina variada a ela, da seguinte forma:

        Todos os dias de ração (recomendo a reptolife) , são pequenos bastões que tem todos os nutrientes que ela precisa. Se a sua ainda for filhote quebre o bastãozinho ao meio e molhe-o porque talvez ela não consiga morde-lo e acabe o rejeitando. De a ela também carne, pode ser moída, de peixe ou de vaca (sempre crua), sugiro também coração de boi. Tire toda a gordura da carne. Lembre-se de que a carne é apenas um acompanhamento e não deve ser dado todos os dias (duas ou três vezes na semana já é o suficiente).
       Ela também ira adorar camarões (funciona como um chocolate ou seja, serve apenas como aperitivo não tendo nada de proteínas e vitaminas), gammarus e minhocas. Também de somente algumas vezes na semana. 
        De a ela frutas como banana, maçã, mamão, melancia e melão. Ofereça também cenoura, feijão verde, espinafre, pepinos, etc. Nunca a dê alface pois ele soltará seu intestino, assim ela terá diarreia.
      O filhote deve ser alimentado uma vez ao dia e o adulto apenas duas ou três vezes na semana.

Sobre a reprodução : 

Os machos tornam-se adultos após dois anos de idade e as fêmeas, após cinco anos. Desovam entre 1 a 18 ovos por postura, que eclodem entre 60 a 120 dias de incubação. O acasalamento é de Julho a Agosto e a desova de Setembro a Dezembro. Cada fêmea poe, em média, 10 ovos, que enterra na areia.  

Como deve ser seu aquaterrário ?

Um aquário de tartarugas deve ser o maior possível. Eis aqui as dimensões mínimas:

Idade Comprimento Largura Altura Água
Filhote (até 7 cm de comp. - casco) 40cm 20cm 35cm 15 a 20cm
Jovem (de 7 a 15cm) 60cm 35cm 45cm 30 a 35cm
Adulta (de 15 a 23cm) 100cm 50cm 70cm 50 a 60cm
Acima de 25cm 150cm 70cm 75cm 80 a 100cm
Se tiver mais de 3 tartarugas, adicione mais 1/3 de centímetros por tartaruga extra. Não exagere, mantenha umas 5 por aquário.

Todos os aquários devem conter:

Área para a tartaruga ficar fora da água (uma base);
Água limpa até a base;
Comida (siga as orientações);
Filtro referente à quantidade de água no seu aquário e quantidade de tartarugas;
Aquecedor de água (manter entre 28 e 30ºC);
Termômetro.

Claro que se pode fazer isso com menos dinheiro. Pode comprar um aquário de peixes e montá-lo sozinho para que se transforme num de tartarugas, ou fazer algum tipo de lago artificial, sempre com o filtro e o aquecedor.

Decoração

Não deve ter objetos pontiagudos no aquário, nem peças pequenas que podem ser engolidas. As tartarugas comem tudo que vêem pela frente. Não há necessidade de pedrinhas no fundo do aquaterrário, mas se quiser, não devem ter pontas e tem de ser relativamente grandes. Areia também não é indicada pois, se for engolida e acumular, só pode ser retirada com cirurgia.

Iluminação:

Como são répteis, tartarugas procuram se esquentar no sol. As filhotes tem de ficar de 3 a 4 horas por dia tomando sol da manhã. Pode-se dividir por exemplo 2 horas de manhã e 2 a tarde. Depois de um ano, devem ficar cerca de 2 horas direto no sol. Se houver algum lugar da sua casa onde bata sol direto, pode manter o aquário lá, certificando-se que há uma área de sombra, e veja se a água não fique muito quente. O sol não pode passar por vidros, que filtram os raios UV, importantes para a tartaruga.
Se não for possível, o melhor é utilizar lâmpadas especiais, como a Vitalite. Apenas as indicadas para répteis devem ser usadas, e ficar acesas durante todo o tempo do sol (de 10 a 14 horas).

Temperatura

Na água, deve ficar entre 28 e 30ºC, e não deve ultrapassar o valor de + ou - 4ºC com a temperatura ambiente. Procure então deixá-las num local onde a temperatura ambiente fique de 25 a 35ºC.

*Não compre tartarugueiras de plástico (aquelas com uma ilha no meio, baixinhas) eu já perdi 2 tartarugas numa dessas. Encontrei só uma das duas. São baratas (de 10 a 20 reais) e servem para outras coisas, mas não para uma tartaruga viver.


57 comentários:

  1. Gostei muito das informacoes. So tenho duvidas em relacao ao sexo da minha, pois veio p/ mim como sendo femea, depois de um tempo levei um susto quando percebi uma "coisa preta" saindo debaixo do rabinho dela! Pesquisei um pouco e tudo apontava que se tratava de um macho. Tudo bem, mas li que as unhas cresceriam bastante e ate agora nada. Ela/ele esta com 14 cm e eh muito ativa/o. Vcs poderiam esclarecer isso, por favor? Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Tenho duas com 9 meses de idade. O macho está com o dobro do tamanho da fêmea. Sei que é macho porque tem ficado com o bilau a mostra...

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma tartaruga de 8 anos fêmea; mas eu queria saber por quê, quando a gente meche na traseira dela ela rebola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois o casco dela é sensível e faz cócegas nela.
      É uma forma dela dar risada.

      Excluir
    2. Pois o casco dela é sensível e faz cócegas nela.
      É uma forma dela dar risada.

      Excluir
  4. Eu tenho uma tartaruga que crio desde bem pequena acredito que ela ja esteja adulta, pois ja tem mais de 5 anos. Estou preocupada porque comecei a deixar ela fora d´agua e agora ela não quer mais voltar sempre que a coloco na água ela fica irritada tentando sair, ela adora andar pela casa e se esconder em baixo dos móveis, e dentro do guarda roupa.
    Gostaria de saber se tem problema ela ficar muito tempo fora da água, e quanto tempo ela pode ficar sem comer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha também é assim coloco no aquário ela se bate pra sair so fica em baixo na geladeira e não come nada to preocupado não sei o q fazer

      Excluir
    2. a minha está assim tbm...ela fica em uma fonte grande e com areia e grama ao redor...mas ela não entra na àgua e quando coloco ela sai rapidinho

      Excluir
    3. A minha também é assim
      só quer saber de fica fora da água e anda pela casa e quando coloco ela na água fica brava querendo sair

      Excluir
    4. A minha também é assim
      só quer saber de fica fora da água e anda pela casa e quando coloco ela na água fica brava querendo sair

      Excluir
  5. Elas não são tartarugas, são cágados.

    ResponderExcluir
  6. Tenho a minha faz 17 anos. Minha maior alegria! Jamais imaginei me apegar tanto assim a um animal. E não sabia que elas eram tão inteligentes, me reconhecem e como não emitem sons, fica batendo as patas feito uma louca pra pedir comida ou tomar sol. Eu recomendo comprar uma.

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma, ela tem 10 meses. Ainda não coloquei iluminação no aquário mas levo ela pra tomar sol sempre. Ela só come ração, frango e gammarus, queria alguma dica pra que eu consiga introduzir outros alimentos na dieta dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara nunes, tenho uma faz 2 anos... Sempre tratei com ração reptolife e gammarus tbm, porem.... Tadinha hoje está com uma deficiência de vitamina, levei num veterinário especifico e fiquei pasma, pois elas podem e devem comer muitas coisas... Vou te dar umas orientações que recebi la, assim espero poder te ajudar e que vc não passe pelo mesmo problema.... Então elas podem comer frutas, carnes, peixes, ovos... Legumes e verduras, insetos, grilos gafanhotos.... Você acredita que comem até ração de cachorro e gato?! Devemos sempre alimenta-las na água... Só esqueci de confirmar se devemos oferecer esses alimentos todos os dias sempre variando o cardápio ne, ou com limitações na semana... Pesquisei aqui na internet e a grande maioria diz umas 2 ou 3 vezes na semana. A minha ainda esta em tratamento com injeções de vitamina, comecei o tratamento essa semana, quando eu voltar la confirmo isso certinho, se quiser salvar meu contato para trocarmos mais experiencias sobre nossas crianças.. kkkk Beijos e espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Oi Sara nunes, tenho uma faz 2 anos... Sempre tratei com ração reptolife e gammarus tbm, porem.... Tadinha hoje está com uma deficiência de vitamina, levei num veterinário especifico e fiquei pasma, pois elas podem e devem comer muitas coisas... Vou te dar umas orientações que recebi la, assim espero poder te ajudar e que vc não passe pelo mesmo problema.... Então elas podem comer frutas, carnes, peixes, ovos... Legumes e verduras, insetos, grilos gafanhotos.... Você acredita que comem até ração de cachorro e gato?! Devemos sempre alimenta-las na água... Só esqueci de confirmar se devemos oferecer esses alimentos todos os dias sempre variando o cardápio ne, ou com limitações na semana... Pesquisei aqui na internet e a grande maioria diz umas 2 ou 3 vezes na semana. A minha ainda esta em tratamento com injeções de vitamina, comecei o tratamento essa semana, quando eu voltar la confirmo isso certinho, se quiser salvar meu contato para trocarmos mais experiencias sobre nossas crianças.. kkkk Beijos e espero ter ajudado.

      Excluir
    3. Fernanda, pode me passar seu contato para que possamos trocar informações?

      Excluir
  8. Olá, tudo bem?
    Meu nome é Daniela, tenho 2 tartarugas tigres d'agua, zuri de 7 meses e anzol de 4 anos!
    Pra você entender certinho vou contar td a história, zuri foi comprada em fevereiro deste ano, 4 meses depois ganhei a anzol (fêmea) de uma pessoa que não a queria mais!
    A 2 semanas atrás ganhei um macho de outra pessoa que não queria mais, ele ficou 1 semana aqui e agora está com a minha irmã. O problema começou com a anzol, no domingo, minha irmã estava vindo buscar o macho e então coloquei ele junto com a anzol, ele ficava raspando as unhas na cara e nos olhos dela! (vi na Internet que é a dança do acasalamento) e então a anzol se irritou e mordeu ele, imediatamente eu o tirei do aquario, e ficou td bem!
    Porém desde domingo a anzol vem se comportando estranhanente, era calma, e agora está agressiva. Se colocar qlqr coisa na frente dela ela já morde. Hoje pela manhã fui colocar as 2 no sol e ela saiu na disparada e grudou na cabeça da zuri! No chão!
    Oque pode estar ocorrendo?
    Stress?
    Não sei oque fazer! Será que você poderia me dar algumas dicas?

    Obrigada
    Att.Daniela

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Meu nome é Daniela, tenho 2 tartarugas tigres d'agua, zuri de 7 meses e anzol de 4 anos!
    Pra você entender certinho vou contar td a história, zuri foi comprada em fevereiro deste ano, 4 meses depois ganhei a anzol (fêmea) de uma pessoa que não a queria mais!
    A 2 semanas atrás ganhei um macho de outra pessoa que não queria mais, ele ficou 1 semana aqui e agora está com a minha irmã. O problema começou com a anzol, no domingo, minha irmã estava vindo buscar o macho e então coloquei ele junto com a anzol, ele ficava raspando as unhas na cara e nos olhos dela! (vi na Internet que é a dança do acasalamento) e então a anzol se irritou e mordeu ele, imediatamente eu o tirei do aquario, e ficou td bem!
    Porém desde domingo a anzol vem se comportando estranhanente, era calma, e agora está agressiva. Se colocar qlqr coisa na frente dela ela já morde. Hoje pela manhã fui colocar as 2 no sol e ela saiu na disparada e grudou na cabeça da zuri! No chão!
    Oque pode estar ocorrendo?
    Stress?
    Não sei oque fazer! Será que você poderia me dar algumas dicas?

    Obrigada
    Att.Daniela

    ResponderExcluir
  10. olá meus amores sou samanta wuo de souza meu amigo deu tres a laila a lilica e o leco então meus amores as duas engravidarão e ai começou a casada já faz tempo que eu tenho começou a dar eu vi no buraquinho e tem des avos e o outro no cemeço agora já estão grandes de mais da conta comi amora adorão o lago é grande vejo elas cruzando e disse pra eleas calma meninas acabarão de bota já estão querendo mais este ano de 2015 contamos 10 ninhos bem as tartaruguinhas que são lindas de morrer de gosto nascerão já só avo´bisavó e tataravó pois é quando elas nascem vão tudo pro lago ai vai a correria pra pegar a filha da LAILA É LINDA TODOAS BOTÃO BEM BOM HOJE SOU FELIZ O MEU AU AU FALECEU E AI MEU AMIGO SABIA QUE EU GOSTAVA E MANDOU DE PRESENTE EU AGRADESSO TODOS OS DIAS POIS SOU ESPECIAL TENHO 32ANOS DE IDADE EU DOU TANTA RISADA CONVERSO COM TODOS RIRIR

    ResponderExcluir
  11. olá meus amores sou samanta wuo de souza meu amigo deu tres a laila a lilica e o leco então meus amores as duas engravidarão e ai começou a casada já faz tempo que eu tenho começou a dar eu vi no buraquinho e tem des avos e o outro no cemeço agora já estão grandes de mais da conta comi amora adorão o lago é grande vejo elas cruzando e disse pra eleas calma meninas acabarão de bota já estão querendo mais este ano de 2015 contamos 10 ninhos bem as tartaruguinhas que são lindas de morrer de gosto nascerão já só avo´bisavó e tataravó pois é quando elas nascem vão tudo pro lago ai vai a correria pra pegar a filha da LAILA É LINDA TODOAS BOTÃO BEM BOM HOJE SOU FELIZ O MEU AU AU FALECEU E AI MEU AMIGO SABIA QUE EU GOSTAVA E MANDOU DE PRESENTE EU AGRADESSO TODOS OS DIAS POIS SOU ESPECIAL TENHO 32ANOS DE IDADE EU DOU TANTA RISADA CONVERSO COM TODOS RIRIR

    ResponderExcluir
  12. Olá tenho uma tartaruguinha de 8meses AA vezes tiro ela da água e coloco no chão ela adora andar só que quando volto ela pra água ela fica agitada e raspando as bordas do aquário oq pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
  13. Olá tenho uma tartaruguinha de 8meses AA vezes tiro ela da água e coloco no chão ela adora andar só que quando volto ela pra água ela fica agitada e raspando as bordas do aquário oq pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
  14. Ganhei uma hoje e fui buscar ... que bom agora sei como vuidar dale ou dela não sei ainda se é fêmea ou macho tem como saber diferenciar.?

    ResponderExcluir
  15. Olá , tenho duas tigres d"agua uma com 20 anos e outra com aproximadamente 16 anos( esta eu ganhei , por isso não tenho certeza quanto a idade) , uma delas bota ovos todo ano , mas nunca sairam filhotes .
    Acredito que as duas sejam fêmeas, gostaria de saber se é possivel comprar um macho adulto.

    ResponderExcluir
  16. Bom Dia, minha tartaruga tem apenas 1 ano de idade e já está com 17 cm de carapaça, mantenho ela em um aquaterrário de 60x30x40, com capacidade de até 72 litros, mas coloco apenas 55 litros para que a parte seca fique totalmente sem agua.e mantenho uma temperatura entre 25 a 28 graus. Queria saber se o tamanho está bom para ela?

    Uma outra duvida que tenho é sobre a alimentação dela, de uns meses pra cá, ela esta agindo muito estranho, pois ela se alimenta apenas em alguns dias, tem dias que se alimenta super bem e outros dias que não come nada. Tento alimentar ela duas vezes por dia. Deixo tambem alguns peixinhos vivos, para que quando ela tiver fome se alimentar deles.O que acontece raramente tbm, ela prefere a ração. Estou estranhando, pois quando ela tinha de 3 a 8 meses, comia tudo que eu dava, duas vezes por dia. Somente ração eu dava. Gostaria de saber se está tudo certo? Ou que medidas posso tomar?

    Obrigado

    Fico no Aguardo.

    ResponderExcluir
  17. Tenho 2 tartarugas, e hoje troquei o aquário, e uma ficou muito agitada ,estou muito preocupada, não sei o fazer,preciso de ajuda

    ResponderExcluir
  18. Tenho 2 tartarugas, e hoje troquei o aquário, e uma ficou muito agitada ,estou muito preocupada, não sei o fazer,preciso de ajuda

    ResponderExcluir
  19. Quanto tempo ela demora para a desova? Minha tartaruga começou a cavar em um ponto, trocou de lugar e fazem 8 dias que esta no buraco .

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde tenho duas tartarugas penso que uma é macho e a outra é fêmea. À dias vi o macho fazer como que uma "dança" de acasalamento estavam as duas de frente uma para a outra e abanando as patas esticadas, e desde ai tenho reparado que o macho anda sempre atrás da fêmea tentado "montala". A minha dúvida é a seguinte: tanto uma como a outra têm dois anos ainda são muitos novas.será que tenho de arranjar uma caixa com area para preparar um bercario? como faço? O macho tem o tamanho da palma da minha mão e a fêmea é bastante mais pequena. Se alguém me poder ajudar agradeço.
    Boa tarde e obrigada :D

    ResponderExcluir
  21. Oi,minha tartaruga tigre não quer comer a ração só que comer frango,peixes,etc...oq eu faço?

    ResponderExcluir
  22. Oi,minha tartaruga tigre não quer comer a ração só que comer frango,peixes,etc...oq eu faço?

    ResponderExcluir
  23. Oi.Minha tartaruga;fica mais fora da água do que no aquario,e sempre que está fora do aquário fica em cantos no meu quarto,isso é normal ?

    ResponderExcluir
  24. Oi.Minha tartaruga;fica mais fora da água do que no aquario,e sempre que está fora do aquário fica em cantos no meu quarto,isso é normal ?

    ResponderExcluir
  25. NATHALIA, SIM E NORMAL, ELAS FICAM ENTOCADAS, JA ACONTECEU DAS MINHA SUMIREM QUANDO FUI ACHAR, E ELA ESTAVA DENTRO DO MEU TENIS!!RSRSRS

    ResponderExcluir
  26. Nenzinha Carvalho Silva
    deixa elas sem comer e quando colocar a ração ou a gammarus, troque a agua e deixe a bacia ou o local aonde elas comerão bm limpo, as minhas de incio eram assim, mas depois elas comeram tranquilo, mas não de somente frango ou carne para ela, de o gammarus e a ração e uma vez ao dia de carne branca ou vermelha

    ResponderExcluir
  27. Eu tenho uma tartaruguinha mas n comprei o aquaterrario para ela coloquei ela num aquário normal mas ela pode domir na água

    ResponderExcluir
  28. Eu tenho uma tartaruguinha mas n comprei o aquaterrario para ela coloquei ela num aquário normal mas ela pode domir na água

    ResponderExcluir
  29. Eu tenho uma dúvida sobre a minha tartaruga que fica enterrada isso é normal?

    ResponderExcluir
  30. queria saber sobre a iluminacao , tenho que deixar de 10 a 14 horas por dia ou das 10 as 14horas?

    ResponderExcluir
  31. Gente eu quero muito uma tartaruga, sou apaixonada por elas! Mas tá difícil achar algum lugar que venda, alguém de SP que possa me indicar um lugar que eu possa comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sou o Luís, meu filho Arthur ganhou hoje uma tartaruguinha tigre d'agua. está muito contente. Só encontramos no aquário de Itaquera avenida jacú pêssego. Vi ontem também um site de um criadouro de Curitiba que entregam em todo o Brasil.

      Excluir
    2. Mariana, comprei as minhas da reserva romaneto, eles enviam pro Brasil todo. Basta entrar em contato por email.

      Excluir
    3. Mariana, comprei as minhas da reserva romaneto, eles enviam pro Brasil todo. Basta entrar em contato por email.

      Excluir
  32. Minhas filhas ganharam uma tartaruga dessa mas ela só comia gamarus pois o moço da loja disse que era a ração dela, mas pesquisando na net vi que elas têm uma ração própria ,comprei a ração mas ela não come de jeito nenhum só os gamarus. O que eu faço? Será que tem um jeito de fazer ela comer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha também não comia, aí eu fiz assim: deixei alguns dias sem comida, e quebrava a ração no meio, a ReptoLife e jogo na água.
      Deixa absorver um pouco da água do aquário e ela come.
      A Gamarus eu dou apenas de vez em quando como petisco.
      1x por mês compro um peixe chamado 'paulistinha' e coloco no aquário, ela adora caçar ele p comer!

      Excluir
    2. A minha também não comia, aí eu fiz assim: deixei alguns dias sem comida, e quebrava a ração no meio, a ReptoLife e jogo na água.
      Deixa absorver um pouco da água do aquário e ela come.
      A Gamarus eu dou apenas de vez em quando como petisco.
      1x por mês compro um peixe chamado 'paulistinha' e coloco no aquário, ela adora caçar ele p comer!

      Excluir
  33. Minhas filhas ganharam uma tartaruga dessa mas ela só comia gamarus pois o moço da loja disse que era a ração dela, mas pesquisando na net vi que elas têm uma ração própria ,comprei a ração mas ela não come de jeito nenhum só os gamarus. O que eu faço? Será que tem um jeito de fazer ela comer?

    ResponderExcluir
  34. Oi gente meu filho tem o sonho de ter uma tartaruga mas não tenho condições financeira para ter uma se alguém souber de alguém que queira doar eu agradeço desde ja obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tenho uma tigre d Água com quase 5 anosjá está grande, vou mudarepassar de casa e preciso de um novo lar pra ela, vou para um lugar pequeno, WhatsApp 11 98222 2444

      Excluir
  35. Olá. Ganhamos uma tigre dagua que veio com a carapaça ferida. Estou mantendo ela em bacia pois não quero adquirir um terrario ja que temos um tanque grande em casa onde já vive outro tigre dagua. Preciso sar antibioticos para ela ou antiinflamatorios mas não acho vet de animais silvestres que me ajude a mensurar a dosagem para o peso e a especie. Ela não esta comendo e aqui na região está fazendo frio demais para coloca-la machucada no tanque. Preciso de dicas de como ministrar e qual antibiotico dar e em que quantia. Me parece que a melhor via é intramuscular. Sou bióloga mas esse tipo de procedimento não estudamos no curso. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Katrina.
      Em agropecuária ou Pet Shop vc encontra um produto chamado Glicopan Pet. É um suplemento vitamínico p várias espécies inclusive tartaruga. (Acabei de dar p minha tartaruga tigre d'agua).
      0,5 ml por Kg e coloca na água 2x ao dia.
      Espero ter ajudado, até mais

      Excluir
    2. Olá Katrina.
      Em agropecuária ou Pet Shop vc encontra um produto chamado Glicopan Pet. É um suplemento vitamínico p várias espécies inclusive tartaruga. (Acabei de dar p minha tartaruga tigre d'agua).
      0,5 ml por Kg e coloca na água 2x ao dia.
      Espero ter ajudado, até mais

      Excluir
  36. Ola ganhamos uma hj mas o filtro ta com problema nao consegui ligar .
    e nao tem espaco p ela ficar fora da agua faz mal?

    ResponderExcluir
  37. Olá,

    Gostaria de adquirir uma, moro em BH, alguém vendendo ?

    ResponderExcluir
  38. Olá,

    Gostaria de saber tbm o valor de uma Tigre d´agua ou alguém a interessa em vender.

    ResponderExcluir
  39. Gente ganhei uma dessas tartarugas d água sabe me dizer se elas mordem pois tenho um filho de 2 anos e que apaixonado por bichos.
    Quem poder tirar minha dúvida agradeço desde já

    ResponderExcluir