terça-feira, 3 de julho de 2012

Duvidas sobre tartarugas tigre d'agua


        Algumas perguntas mais frequentes em relação á domesticação de tartarugas tigre d'água: 


índice

A tartaruga tigre d’água brasileira (Trachemys dorbignyi) é uma tartaruga aquática, onívora. Tem este nome devido às suas listras amareladas e alaranjadas. Seu habitat estende-se pelos pântanos, banhados, lagos, riachos e rios do estado do brasileiro do Rio Grande do Sul, onde habita principalmente a região da Lagoa dos Patos e o Banhado do Taim. O habitat abrange também parte do Uruguai indo até o nordeste da Argentina.

Qual é o seu tamanho adulta e filhote?


Nascem com mais ou menos 4 cm e crescem certa de 3 cm por ano, quando adultas variam dependendo do seu sexo. O macho atinge 25 cm e a fêmea fica maior, com 30 cm. 

Qual é o período de vida delas ?

As tartarugas vivem por muito tempo, variando de 30 a 100 anos, em cativeiro ela tende a durar em média 30 a 60 anos de idade. 

Como podemos identificar seu sexo?

Só é possível identificar o sexo de uma tartaruga tigre d'agua após ela ter no minino 4 a 7 ano de idade, fase em que elas atingem sua maturidade sexual. A fêmea é maior e tem a parte inferior da carapaça (plastrão) ligeiramente convexa de modo a fornecer mais espaço aos ovos. O macho alcança 20 a 25 cm e tem a cauda mais comprida e volumosa, além disso, possui as garras das patas dianteiras maiores que a da fêmea e a parte inferior da carapaça é reta ou ligeiramente côncava para ajustar melhor em cima da fêmea.


Como deve ser a dieta da minha tartaruga? 

Para que a saúde da sua tartaruguinha esteja sempre bem forneça a ela uma dieta balanceada, com todas as proteínas e vitaminas que ela precisa. Para isso estabeleça uma rotina variada a ela, da seguinte forma:

        Todos os dias de ração (recomendo a reptolife) , são pequenos bastões que tem todos os nutrientes que ela precisa. Se a sua ainda for filhote quebre o bastãozinho ao meio e molhe-o porque talvez ela não consiga morde-lo e acabe o rejeitando. De a ela também carne, pode ser moída, de peixe ou de vaca (sempre crua), sugiro também coração de boi. Tire toda a gordura da carne. Lembre-se de que a carne é apenas um acompanhamento e não deve ser dado todos os dias (duas ou três vezes na semana já é o suficiente).
       Ela também ira adorar camarões (funciona como um chocolate ou seja, serve apenas como aperitivo não tendo nada de proteínas e vitaminas), gammarus e minhocas. Também de somente algumas vezes na semana. 
        De a ela frutas como banana, maçã, mamão, melancia e melão. Ofereça também cenoura, feijão verde, espinafre, pepinos, etc. Nunca a dê alface pois ele soltará seu intestino, assim ela terá diarreia.
      O filhote deve ser alimentado uma vez ao dia e o adulto apenas duas ou três vezes na semana.

Sobre a reprodução : 

Os machos tornam-se adultos após dois anos de idade e as fêmeas, após cinco anos. Desovam entre 1 a 18 ovos por postura, que eclodem entre 60 a 120 dias de incubação. O acasalamento é de Julho a Agosto e a desova de Setembro a Dezembro. Cada fêmea poe, em média, 10 ovos, que enterra na areia.  

Como deve ser seu aquaterrário ?

Um aquário de tartarugas deve ser o maior possível. Eis aqui as dimensões mínimas:

Idade Comprimento Largura Altura Água
Filhote (até 7 cm de comp. - casco) 40cm 20cm 35cm 15 a 20cm
Jovem (de 7 a 15cm) 60cm 35cm 45cm 30 a 35cm
Adulta (de 15 a 23cm) 100cm 50cm 70cm 50 a 60cm
Acima de 25cm 150cm 70cm 75cm 80 a 100cm
Se tiver mais de 3 tartarugas, adicione mais 1/3 de centímetros por tartaruga extra. Não exagere, mantenha umas 5 por aquário.

Todos os aquários devem conter:

Área para a tartaruga ficar fora da água (uma base);
Água limpa até a base;
Comida (siga as orientações);
Filtro referente à quantidade de água no seu aquário e quantidade de tartarugas;
Aquecedor de água (manter entre 28 e 30ºC);
Termômetro.

Claro que se pode fazer isso com menos dinheiro. Pode comprar um aquário de peixes e montá-lo sozinho para que se transforme num de tartarugas, ou fazer algum tipo de lago artificial, sempre com o filtro e o aquecedor.

Decoração

Não deve ter objetos pontiagudos no aquário, nem peças pequenas que podem ser engolidas. As tartarugas comem tudo que vêem pela frente. Não há necessidade de pedrinhas no fundo do aquaterrário, mas se quiser, não devem ter pontas e tem de ser relativamente grandes. Areia também não é indicada pois, se for engolida e acumular, só pode ser retirada com cirurgia.

Iluminação:

Como são répteis, tartarugas procuram se esquentar no sol. As filhotes tem de ficar de 3 a 4 horas por dia tomando sol da manhã. Pode-se dividir por exemplo 2 horas de manhã e 2 a tarde. Depois de um ano, devem ficar cerca de 2 horas direto no sol. Se houver algum lugar da sua casa onde bata sol direto, pode manter o aquário lá, certificando-se que há uma área de sombra, e veja se a água não fique muito quente. O sol não pode passar por vidros, que filtram os raios UV, importantes para a tartaruga.
Se não for possível, o melhor é utilizar lâmpadas especiais, como a Vitalite. Apenas as indicadas para répteis devem ser usadas, e ficar acesas durante todo o tempo do sol (de 10 a 14 horas).

Temperatura

Na água, deve ficar entre 28 e 30ºC, e não deve ultrapassar o valor de + ou - 4ºC com a temperatura ambiente. Procure então deixá-las num local onde a temperatura ambiente fique de 25 a 35ºC.

*Não compre tartarugueiras de plástico (aquelas com uma ilha no meio, baixinhas) eu já perdi 2 tartarugas numa dessas. Encontrei só uma das duas. São baratas (de 10 a 20 reais) e servem para outras coisas, mas não para uma tartaruga viver.


3 comentários:

  1. Gostei muito das informacoes. So tenho duvidas em relacao ao sexo da minha, pois veio p/ mim como sendo femea, depois de um tempo levei um susto quando percebi uma "coisa preta" saindo debaixo do rabinho dela! Pesquisei um pouco e tudo apontava que se tratava de um macho. Tudo bem, mas li que as unhas cresceriam bastante e ate agora nada. Ela/ele esta com 14 cm e eh muito ativa/o. Vcs poderiam esclarecer isso, por favor? Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Tenho duas com 9 meses de idade. O macho está com o dobro do tamanho da fêmea. Sei que é macho porque tem ficado com o bilau a mostra...

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma tartaruga de 8 anos fêmea; mas eu queria saber por quê, quando a gente meche na traseira dela ela rebola.

    ResponderExcluir